3RHsec: Tecnologia, Inovação e Solução em SST e Meio Ambiente
 
 
 

Laboratório de Vibração: Parceria 3R Brasil com o DEM / PUC - Rio


Vibração Ocupacional e Vibração Ambiental com confiabilidade!

Destacamos nesta sessão informativos e sites com material e detalhes do primeiro livro de vibração ocupacional e ambiental em português. A importância que este agente de risco tem na comercialização de máquinas e equipamentos a partir das recentes portarias e tendências do Legislador com o eSocial.


Neste contexto os fornecedores e distribuidores devem contemplar o requerido na Portaria do Ministério do Trabalho e Emprego, número 1297, de agostos de 2014 que alterou o anexo 8 da NR-15, destacando os limites de tolerância para a combinação dos eixos e a necessidade de informação da vibração das máquinas/ferramentas comercializadas no Brasil para escolha e gestão do agente de risco vibração. Da mesma forma, esta portaria inseriu as questões do limite de ação na NR 9, antes não contemplado.


Esta necessidade de informação dos dados de vibração das máquinas/ferramentas são inquestionáveis devido aos elevados riscos e consequências na saúde do trabalhador devido ao uso continuado sem controle dessas ferramentas. Por exemplo na Europa, a Diretiva n.º 2002/44/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho adaptou por requisitos mínimos e prescrições de segurança e saúde para à exposição dos trabalhadores aos riscos devidos as vibrações mecânicas. E, a Diretiva 2006/42/CE, implementada em 2009 determinou que os fabricantes devem testar e declarar os níveis de vibração de equipamentos manuais quando igual ou acima de 2,5 m/s2.


As vibrações encontram-se presentes em quase todas as atividades, notadamente em construção e obras públicas, indústrias extrativas, exploração florestal, fundições e transportes.


Abaixo seguem as normativas nacionais e internacionais que aplicamos nos nossos serviços:


  • NHO-09 e NHO-10 - vibrações no corpo inteiro VCI e  vibração em mãos e braços VMB;
  • ISO 5349 - vibrações Medição e avaliação da exposição humana transmitida a mãos e braços;
  • ISO 2631 - Avaliação da exposição humana a todo o corpo vibração;
  • ISO 8041 - A resposta humana à vibração. instrumentação de medição;
  • ISO 8662 - Ferramentas portáteis (Hand-held) - Medição de vibrações no punho, revisada e substituída pela ISO 28927-10:2011;
  • ISO 6954 - Orientações para a medição, comunicação e avaliação de vibração em relação a habitabilidade no transporte de passageiros em navios mercantes;
  • ISO 10056 - Medição e análise de vibração de corpo inteiro a que os passageiros e tripulantes estão expostos em veículos ferroviários;
  • ISO 10326 - método de laboratório para avaliar a vibração e transmissão de assentos.


Como referência nesta área no Brasil, onde o Engenheiro Rogério Dias Regazzi trabalhou e participou no desenvolvimento no INMETRO, no Campus avançado de Xerém, das bancadas de calibração absoluta de acelerômetros e dos sistemas de calibração de vibração conforme a ISO 8041, onde foram destacadas as incertezas de medição (veja calibração absoluta de acelerômetro).


Possuímos bancadas de testes com placas de 4 canais da NI, calibrado na RBC/INMETRO, único sistema que permite a fotografia da vibração durante o evento (SnapShot). Para atender as diversas normativas com equipamentos homologados destacamos o equipamento mais adequado para medições, testes e ensaios num mesmo instrumento, o VM31 da MMF, com todas as certificações e funções necessárias que permite, inclusive, a integração dos sinais de medição em velocidade e deslocamento.


  • Nosso Laboratório para Ensaio de Máquinas e Equipamentos em bancada (Contato);
  • Vibração Ambiental de impacto, danos a edificações e conservação (clique aqui);
  • Destaque as normativas e ao estado da técnica (clique aqui).


Nossas parcerias são para atender da melhor forma e com os melhores preços nossos clientes. Sabemos o que fazemos! Portanto, destacamos a necessidade de verificar a experiência e o histórico das empresa e laboratórios que dizem que realizam essas importantes avaliações que, necessariamente, devem ser executadas por profissionais habilitados e empresas/laboratórios reconhecidos.


Desenvolvemos app(s), programas e metodologias próprios para a gestão e adequação com baixo custo, atendendo empresas nacionais e internacionais. Veja nossas propostas de app(s) e adquire o livro sobre vibração ocupacional (clique aqui).


Nota: É de suma importância solicitar referências, curriculum, ARTs antigas e credenciamentos como no numero 36 do CREA. Vejam nossas referências (para contratação).