3RHsec: Tecnologia, Inovação e Solução em SST e Meio Ambiente

Mapa de Ruído - Estado da Técnica para a Gestão Ambiental

O mapa de ruído é uma ferramenta gráfica que tem o objetivo de tornar mais clara a visualização dos níveis de ruído (pressão sonora) presentes nas diferentes ruas da cidade. Deve seguir normas e métodos de cálculos para que seja validado.


Então, o mapa de ruído é uma representação geográfica do ruído ambiente exterior, onde se visualizam as áreas às quais correspondem determinadas classes de valores expressos em dB(A). Questão relacionadas a levantamentos do local com edificações, transito de veículos, fontes industriais, casa noturnas etc. A necessidade de conhecer altura das edificações, dimensões e posições georreferenciadas fez com que desenvolvessem banco de dados e ferramentas como o iNOISE em conjunto com métodos de levantamento como drones (UAV)no projeto que estamos chamando de BlueAreoVision.


INTEGRAÇÃO ENTRE AS ÁREAS:


Existe uma crescente preocupação com o ruído nos ambientes internos e externo, uma vez que o ruído está relacionado ao conforto, à saúde e à produtividade de um empregado ou a qualidade de vida no nosso dia a dia. A ambiência destaca a importância da acústica contemporânea integrando medições, mapeamentos de ruído, simulações, soluções e barreiras acústica, além da adequação sonora de shows e ambientes musicais a partir de soluções passiva e ativa. Também destacamos nesse contexto da integração entre as áreas do conhecimento a qualidade do ar e iluminação para produtividade nos ambiente de trabalho.


Segundo Mak & Lui 2012 o ruído e a temperatura são os principais fatores que afetam a produtividade do escritório. Destacamos, por exemplo, se os valores de CO2 ficarem acima de 1000 PPM indica uma deficiência na troca de ar, causando sonolência e contaminações, com impacto direto na produtividade e no absenteísmo. Vela em Qualidade do Ar Interno.


Normas ocupacionais como a NR 17 e a Resolução Anvisa número 9, também podem ser integradas aos mapeamento dos ambientes com o NoiseAtWork, considerando todo os agentes ambientais que impactam na saúde, ba segurança, no bem estar e no conforto dos ocupantes nos ambientes climatizados.


Destacamos as seguintes ferramentas para apoio nas avaliações ambientais e ocupacionais: NoiseAtWork, NoiseCampanion, iNoise, NoiseAdVisor e VibAdvisor. Confira aqui neste portal da ambiência acústica.