3RHsec: Tecnologia, Inovação e Solução em SST e Meio Ambiente

Entretenimento e Soluções Socio-Ambientais


Ruido e Entretenimento: É reconhecido que a música pode causar perda auditiva, pois é caracterizada como agente de risco físico, embora criado para o prazer e o lazer. Contudo, orientações práticas para promover e proteger a audição com o apelo de salvaguardar as carreiras dos envolvidos, das pessoas que utilizam fones e tocadores de música todo dia, além da garantias dos contratantes e fornecedores.


Setores de música e do entretenimento podem ser definidos como aqueles em locais de trabalho onde a) há música ao vivo ou b) gravação de música c) onde são tocadas ou gerados sons em um restaurante, bar, casas públicas e noturnas, discoteca ou boate, música ao ar livre ao vivo ou dança dramáticas ao vivo. Nos países do primeiro mundo há uma grande preocupação dos envolvidos para com a saúde e a segurança dos trabalhadores e colaboradores visto as elevadas exposições a níveis de pressão sonora devido a falta de controle e orientação nos ambientes musicais (veja).


O objetivo do conselho sadio destacado nos guias para a área de Lazer segundo a HSE é controlar ou reduzir a exposição ao ruído nos ambientes com equipamentos especiais como os limitadores acústicos que estamos comercializando. Sem impedir as pessoas de desfrutar de música, seja o empregador, colaboradores, clientes, espectadores ou participantes. Desta forma, aplican-se as mesmas técnicas de medição e avaliação da exposição e operadores de teleatendimento seja alertando que os níveis do ambiente estão elevados, seja controlando o sistema de som; um serviço realizado pela 3RBrasil Tecnologia Ambiental, referência nesta área no Brasil (vejam as técnicas de medição de fones e head-sets).


Neste contexto idealizamos o projeto "Um Toque na Orelha", também aplicado em escolas e é baseado na orientação, no registros e controle da emissão sonora seja pelo controle propriamente dito do som, seja por avisos luminosos que mostram que os limites aceitáveis de emissão somora estão sendo atingidos. Utilizamos nosso sistema de medição de ruído de fone (mesma técnica em teleatendimento) para informar e limitar o volume dos tocadores de música em função do tempo de uso diário e semanal destes gadgets.


Então, fazem parte do programa de controle e prevenção os limitadores acústicos comercializados pela 3RBrasil & Ambergo destacados nesse site (veja). E o projeto de fones e limitadores de retorno da TOPUSE, chamado de 3RTOPLIMITER em fase de finalização. Este último em conjunto com a medição utilizando a técnica da cabela artificial onde é aplicado os procedimentos da ISO 11904 e os limites nacionais do MTE, permite mensurar e limitar o volume eletronicamente para que não seja superado a dose semanal de exposição aos níveis de pressão sonora. São medidas complementares, orientativas e preventivas. Neste contexto também destacamos os fones de insersão social também desenvolvido por nós em conjunto com parceiros.


Estas soluções somados as orientações e divulgação de produtos e boas práticas neste setor ajudarão a promoção da saúde e bem estar, além de evitar os efeitos nocivos da exposição prolongada ao ruído. Mais uma inovação da 3R Brasil Tecnologia Ambiental que junto com a TopUse e a Ambergo de Portugal, vem inserindo no mercado da acessibilidade no Brasil e na Europa.


Entre em contato: gregazzi@3RBrasil.com e isegbusiness@gmail.com

 

Headset e fones especiais para teleatendimento e SST:

 
 
Fone 3RAmber Série Bright RJ / Projeto Um Toque na Orelha
 
Fone 3RAmber Série Bright USB / Projeto Um Toque na Orelha

Vejam nossa atuação na proporção da educação e do conhecimento sobre poluição sonora e perda auditiva nas escolas: projeto um toque na orelha da 3R Brasil Tecnologia Ambiental (ToqueNaOrelha). Destacamos o uso do conhecimento de engenharia e saúde e segurança do trabalho na preservação da saúde e ambientes de ensino.


As questões relacionadas com a poluição sonora nas escolas em atendimento a resolução CONAMA 02 determinou a necessidade de inserirmos nos cursos básicos e nas escolas a matéria sobre poluição sonora. Nesse contexto, idealizamos soluções para o projeto que chamamos de um "toque na orelha"  onde nos hit(s) das músicas produzimos as perdas auditivas reais. Também desenvolvemos um sistema de medição "3R Noise Analizer" para a análise da exposição a níveis de pressão sonoras elevados dos fones ou head-set(s), um problema mundial segundo a OMS, com o agravante do uso contínuo pelas crianças. Com o estado da técnica aplicado nas avaliações ocupacionais, monitoramos, analisamos e educamos sobre os níveis de exposição em função do volume fornecendo o tempo médio diário admissível para o uso individual, respeitando o habito de cada um. Fantástico como uma solução inovadora nacional de controle e prevenção!!! Juntamos a Arte, Tecnologia e Inovação:

 
 
3RAmber Prototipo

Atuamos efetivamente na saúde e na segurança do trabalho com inovando no controle e prevenção dos riscos ambientais aplicando novas ideias integradas as normalizações técnicas e legais, com as inovações técnica, homologações e acessibilidade com os HeadSets (fones): 3RAmber, 3RSetBlind e 3RTOPrecise. Uma parceria Brasil e Portugal.


No 3RAmber nossa inspiração foi nas cores dos exames audiométricos com os selos para a troca da orelha em intervalos de 1 hora, com atuação da supervisão garantindo o controle na troca das orelhas com o giro do telescópio da haste do microfone, nos mesmos padrões de cores utilizados nos exames audiométricos. Garantindo a efetiva aplicação das medidas de controle e prevenção nas atividades com fone de ouvido. Uma ideia da 3R Brasil e Ambergo em parceria com a TopUse fornecedora de head-set. Uma ideia da 3R Brasil e Ambergo em parceria com a TopUse fornecedora de head-set. Contato Brasil (aqui) e Contato Portugal (aqui).


Este fone é o mesmo que será utilizado no projeto da 3R Brasil, Inova Talentos, com a FINEP e o IEL como parte integrante do hodômetro de ruído (3Rnoisetrigger) idealizado pelo Engenheiro Rogério Dias Regazzi.

Destacamos também a solução 3R dBAir TopAlert, com display on line para alertas de excesso de ruído e medições de grandezas para a qualidade do ar como CO2, temperatura, umidade e velocidade do ar. Tudo integrado a grande rede.


Veja também nossos softwares para controle audiométrico:  http://www.rsdata.com.br/web/software/audiometria.

 
 

A indústria de entretenimento e lazer cobre uma ampla gama de atividades, desde feiras, shows a locais de cinema e de instalações esportivas como áreas de lazer. Para atender estas áreas deve-se usar áudio-dosímetros especiais homologados que medem na faixa de 31,5Hz à 16kHz ou 20Hz à 20kHz. Destaque aos equipamentos da CESVA DC112a e da Svantek SV 102.


Nota Importante: Não adquire, use ou realize manutenções de headset(s) ou fones que não sejam homologados, pois é um risco a sua audição. Destacamos que as manutenções devem ser realizadas pelos fornecedores para garantias da homologação junto a ANATEL.