3RHsec: Tecnologia, Inovação e Solução em SST e Meio Ambiente

Desempenho Acústico e Medição dos Índices Acústicos

Então com nosso expertise e a parceria Brasil & Portugal com a empresa Ambergo representada pelo Senhor Paulo Morais, especialista na área, estamos abrindo novas possibilidades e modelos de negócio envolvendo medições de desempenho acústico e monitoramentos contínuos de ambientes. São campos de atuação ainda poucos explorados, mas crescente no Brasil onde as novas regulamentações de medições de desempenho já são realidade em estados como Rio de Janeiro e São Paulo, em atendimento a NBR 15575. A 3R Brasil & Ambergo oferecem os melhores softwares de cálculo de desempenho acústico atendo você, sua empresa ou cliente, contemplando normas nacionais e internacionais para medições em laboratorio ou in situ.


Os softwares são fantásticos e podem ser utilizados de qualquer forma com ou sem equipamento da CESVA, se adaptando a qualquer necessidade (Veja e baixe o programa) em inúmeras situações, sem a obrigação de fidelização a algum equipamento. Contudo, mais adequado e intuitivo com os equipamentos CESVA.


Veja como são incríveis o CMA - Assistente de Medição: que prepara um projeto de medição com o lay-out e o número de medições adequadas atendendo as normas técnicas para o ambiente escolhido, tudo de forma automática. E, o CIS - Isulation Studio: importa os dados do CMA permitindo escolher a norma mais adequada para atender as necessidades com a geração automática do laudo de desempenho acústico.


A norma Brasileira que trata o assunto é a NBR 15575 e daremos destaque a esta e as boas prática e normativas internacionais que servem de referência a esta norma técnica. Destacamos como imprescindível a capacitação e os equipamentos necessários para atender esta importante área de atuação. Quando tratamos a questão de desempenho acústico surge logo dois temas correlatos, mas que não devem ser misturados, e, normalmente envolvem um profissional com formação específica:


a) a medição in situ é realizada para constatar o nível de isolamento dos edifícios (comportamento acústico e desempenho) que tratam as normas ISO’s 140, 10140, 16283, 3382, etc. Por exemplo, o software Cesva Insulation Studio (CIS) já com a ISO 16283-1 é um potente software desenhado para a realização de cálculos e a emissão de relatórios de isolamento acústico segundo as normas de medição ISO 140 e de análise ISO 717. Neste contexto são tratados o isolamento aéreo entre locais e de fachadas, isolamento do ruído de impacto e tempos de reverberação. A aplicação está contemplada tanto para ensaios em laboratório quanto in situ (ISO 140-3 a ISO140-8), atendendo ainda diversas normas de países como: Espanha, França, Portugal, Itália, Reino Unido, Suíça, Alemanha, Finlândia ou EUA. Normalmente a auditoria e as medições são realizadas e verificadas pelos Engenheiros acústicos ou com formação na área de acústica, no Brasil área de especialização da engenharia mecânica e civil.


b) Outra coisa é efetuar cálculos previsionais de isolamento (ISO 12354) em que nada tem a ver com a constatação do desempenho real, mas sim com cálculos e estimativas de como vai reagir o edifício dependendo dos materiais a serem aplicados – esta matéria diz respeito mais aos arquitetos e aos engenheiros civis que fazem os cálculos de isolamento antes da construção escolhendo materiais e processos que melhor os atenda em função dos critérios de desempenho da norma NBR 15575.


O que destacamos com a parceria entre a 3R Brasil Tecnologia Ambiental referência nas avaliações ambientais e ocupacionais no Brasil é a parceria com a Ambergo de Portugal para a formação de cursos especiais adequados separando as áreas e objetivos como nos itens a e b acima. O que os equipamentos e sistemas da CESVA, hoje os mais modernos e adequados para a automação dos processos de medição e gerarão de laudos, é a medição e verificação dos índices acústicos padronizados de acordo com normas técnicas nacionais ou internacionais para comprovar o comportamento acústico dos edifícios depois da construção (constatação). Avaliar ainda a eficácia das medidas sugeridas por quem fez os cálculos de isolamento para a adequação a NBR 15575.


Estamos estudando com a Ambergo a elaboração de cursos no Brasil e o aluguel para as pessoas capacitadas nos equipamentos; adequando os preços elevados, viabilizando e customizando estes processo no Brasil. Segue o link relacionados ao assunto e softwares:

 

A CESVA adaptou os seus softwares CESVA Isulation Studio (CIS) e CESVA Measuring Assistant (CMA) às novas normas ISO 16283-1:2014 e ISO 12999-1:2014.


  • ISO 16283-1:2014. Acústica. Medição ‘in situ’ do isolamento acústico dos edificios e dos elementos de construção. Parte 1: Isolamento ao ruído aéreo.
  •  ISO 12999-1:2014. Acústica. Determinação e aplicação das incertezas de medição na acústica de edifícios. Parte 1: Isolamento acústico.
Destacamos ainda a solução GIP (Global Insulation Package) que é fantástica e engloba todos os equipamentos, softwares e processos de medição de desempenho da CESVA, baixando incrivelmente o tempo e os custos de medição, já que todos os dispositivos se comunicam são automaticamente acionados junto com a gestão das medições e arquivos, com emissão dos laudos de forma rápida e eficiente em português sem a necessidade de especialistas ou tempos de análises: Measuring insulation solution comprising: SC420 Sound level meter, TF420 module, RT420 module, FP122 sound source, TR014 tripod, CIS software, CMA software, BT002 bluetooth, MI006 tapping machine and CB006 calibrator: 20.043,04 EUROS + 23% IVA.

É indiscutível: GIP é a solução definitiva para a medição, cálculo e realização de relatórios de isolamento acústico, de um modo rápido, confiável e economicamente vantajoso; para detalhes técnicos e normas (clique aqui).

3R Acoustic News - Estado da Técnica:

Estamos nesta área destacando notícias e o estado da técnica para as questões do desempenho acústico. Em parceria com a CESVA e a Ambergo estaremos em breve trazendo o melhor sistema de medição de desempenho acústico do mundo já com as atualizações das normas internacionais (ver item 1 abaixo). A ideia é capacitar os interessados com cursos especiais particulares e práticos nesta importante área de atuação com nossos sistemas de medição e softwares obtendo a certificação "3R Ambergo", com chancela de Portugal. Desta forma, estaremos disponibilizando e alugando os equipamentos praticando valores e as melhores condições de mercado. Atendendo de forma rápida e customizada este importante e crescente campo de atuação. Contato: isegbusiness@gmail.com, contato@isegnet.com.br, regazzi@uol.com.br / 021 99999-6852.

3R Acoustic News - O Cumprimento da NBR 15575 é obrigatório:


Alertamos sobre os crescentes passivos de incorporadoras/construtoras sobre as necessidades e questões de estudo de impacto ambiental adequado atendendo aos critérios de amostragens da ISO 1996 e estudos do incômodo conforme NBR 10151, corroborando os níveis de desempenho aplicados em edificações segundo a NBR 15575  para atender os níveis de pressão sonora em dBA e NC (noise criteria) recomendados e aceitáveis para ambientes internos NBR 10152.


Os valores de desempenho de isolamento acústico medidos no campo (DnT,w e D2m,nT,w) tipicamente são inferiores aos obtidos em laboratório (Rw). A diferença entres estes resultados depende das condições de contorno e execução dos sistemas (ver ISO 15712 e EN 12354).

Inovações e material para relatórios e laudos de estudo de impacto e Poluição Sonora:

ARTIGO EM DESTAQUE: Requisitos de Conforto Acústico, Desempenho Acústico e as Experiências
de ensaios de laboratório e campo do Eng. Dr. Fulvio Vittorino, IPT