3RHsec: Tecnologia, Inovação e Solução em SST e Meio Ambiente

SOLUÇÃO DE AMBIÊNCIA ACÚSTICA COM CONTROLE DINÂMICO

INOVAÇÃO EM ELETRO-ACÚSTICA PARA POLUIÇÃO SONORA:

Medidor, Registrador e Controlador/Limitador Acústico (Projeto PROVAR)

 
 
 
 

Programa de Vigilância Acústica Remota (PROVAR)


Estado da técnica com integração as smart cities: para monitoramento, registo e controle ativo do ruído proveniente de salões, bares, discotecas, música ao vivo, eventos, etc, limitando o nível sonoro produzido por estas atividades para a vizinhança, podendo ao mesmo tempo e estando conetados à internet, enviar os dados de medição para uma plataforma web a que os Municípios têm acesso onde podem monitorar e controlar à distância ativamente os níveis e horários de funcionamento dos estabelecimentos. Veja a apresentação com fotos e vídeos clicando aqui.


Veja a solução fantástica que vem atender as demandas e questões do Ministério Público, da Sociedade e dos Estabelecimentos ou Eventos que utilizam aparelhagem de som: Clique em PROJETO PROVAR (Programa de Vigilância Acústica Remota), idealizado pelo Engenheiro Rogério Dias Regazzi em parceria com especialistas Europeus da Empresa Ambergo para a tender as questões de poluição sonora, combate a perda auditiva e o bem estar social.


Solução de Ambiência Acústica com controladores acústicos integrados a grande rede:


É uma solução de engenharia acústica fantástica que não interfere na qualidade do som nem emite sinais indesejáveis e, sim, atenua de forma inteligente os níveis emitidos para atender as regulamentações e/ou permissões de emissões de decibeis para o evento ou local, possibilitando inclusive num extremo bloquear o som como uma das penalidades. São sistemas integrados com meditor integrador-analisador em oitavas de nível de pressão sonora (ruído) com solução de engenharia acústica que monitora o ruido real, registra e atenua de forma inteligente e ativa os decibeis do ambiente, limitando o ruído, identificando as incidências e/ou tentativas de fraudes; publicando em display e na grande rede (internet) os registros relacionados.


Temos a solução acústica ideal de medição, registro e atenuação real de nível de pressão sonora na fonte e recepção, com acesso remoto e integração as smart cities, possibilitando a fiscalização rápida, eficiente e sem deslocamento a partir de uma central de monitoramento integrada. Não atua como bloqueador de som por tensão eletrica: que não são eficientes e interferem no som, além de não atenderem as diversas situações acústicas reais encontradas e as exigências metrológicas básicas e de rastreabilidade para aplicação como equipamento fiscalizador. Nossa solução atende as questões técnicas e legais tanto ocupacionais quanto ambientais sendo transparente as pessoas, agradando todos os envolvidos: proprietários, músicos, clientes, ouvintes e as demandas dos órgãos fiscalizadores.

É uma solução de engenharia acústica que não interfere na qualidade do som nem emite sinais indesejáveis e, sim, atenua de forma inteligente os níveis emitidos para atender as regulamentações e/ou permissões de emissões de decibeis para o evento ou local, possibilitando inclusive num extremo bloquear o som como uma das penalidades. São sistemas integrados com meditor integrador-analisador em oitavas de nível de pressão sonora (ruído) com solução de engenharia acústica que monitora o ruido real, registra e atenua de forma inteligente e ativa os decibeis do ambiente, limitando o ruído, identificando as incidências e/ou tentativas de fraudes; publicando em display e na grande rede (internet) os registros relacionados.


Exemplos e casos reais (clique aqui).


Instalação dos sistemas no estádio de Futebol de Braga em Portugal (veja aqui).


Destacamos abaixo os seguintes modelos:


O limitador registrador de nível de pressão sonora e frequência LRF-05 mede, visualiza, registra e controla os níveis de pressão sonora existentes no local onde está instalado. O LRF-05 intercala-se na cadeia de reprodução, entre a mesa de mistura e a etapa de potência, intervindo na totalidade da cadeia de som. O equipamento mede e corrige, automaticamente, excessos no nível de sinal musical atenuando até 50 dB. Se ultrapassado a atenuação de 50 dB, o LRF-05 penaliza com uma atenuação de 60 dB durante um intervalo de tempo programável ou desliga o som. A grande escala dinâmica de atenuação permite ao utilizador do equipamento musical dispor de uma ENOS (Extraneous Noise) ampla escala de manobra na qual o LRF-05 corrige os excessos de nível de sinal sem atenuações restritivas, isto é, isolando a voz ambiente ou ruídos que não são oriundos do sistema de som. O LRF-05 dispõe de diferentes algoritmos preditivos de resposta para esta atuação, desde o mais estável, baseado no parâmetro Leq10s (recomendado), até ao mais restritivo, baseado no Leq125 ms.


Já o outros modelo o registador sonômetrico RS-60, mede e registra o nível de pressão acústica no interior da sala ou ambiente onde está instalado. O RS-60 consiste numa unidade central registadora (datalogger)  e  num sensor (microfone)  desenvolvido a partir da tecnologia utilizada na construção dos medidores/sonômetros da CESVA. A unidade central registadora do RS-60, guarda a informação medida pelo sensor e as incidências ocorridas. O RS-60 permite programar a periodicidade com que se armazena esta informação (de 1 minuto a 1 hora, em passos de 1 minuto). O RS-60 dispõe de uma bateria interna que lhe permite continuar a funcionar no caso de ser desligado da rede eléctrica. A bateria tem uma autonomia de uma semana. Antes de se esgotar a bateria, o RS-60 registra o dia e a hora em que isto sucedeu. Quando a bateria se esgota, o RS-60 apaga-se automaticamente. A informação armazenada não se perde. Quando se restabelece a ligação à rede elétrica, o RS-60 continua com o seu funcionamento normal. O RS-60 dispõe de indicador luminoso ligação à rede e incorpora indicadores luminosos para o ruído ambiente que nos avisa que estamos a ultrapassar o limite máximo de emissão sonora permitido no local. Também é possível ligar um outro visualizador luminoso externo que permite observar em tempo real, o nível de pressão sonora medido. O sistema controla o som / ruído de forma visual ou ligado a um relé que é acionado se superado o limite estabelecido. Desta forma pode-se trabalhar com um dispositivo do tipo giroscópio luminoso, luzes de alerta, dentre outros que informam aos presentes que os níveis estão sendo superados, uma ótima solução para a área de teleatendimento e corredores de estúdios de gravação. O equipamento, então, tambem pode acionar um relé de alimetanção / energia desligando o sistema de som, normalmente aplicado em condomínios (salão de festas, churrasqueiras etc) e nos apartamentos alugados em temporada para não incomodar a vizinhança, penalizando os responsáveis pelo barulho. As informações registadas pelo RS-60 pode ser obtida, diretamente via WEB como Limaco (Smart City) ou pela porta paralela, USB, ligando a uma impressora ou através de acesso remoto via modem.


Qualquer incidência ocorrida com ambos os equipamentos será detectada podendo ser lavrado multas e penalidades estabelecidas em contrato ou pela fiscalização. O sistema identifica, por exemplo: troca de cabos, desconexões, bloqueio do microfone, fontes de som inseridas no ambiente que não passam pelo sistema (caso do LRF-5), desligamento do mesmo ou alteração nas configurações, estas últimas só realizadas por senha. Além disso tudo, o sistema permite a atenuação de frequencias e bandas de frequencias específicas a partir de software especifico operado por pessoa capacitada. Desta forma pode-se atenuar baixas frequencias que vazam para o ambiente e até mesmo aquelas que provocam ressonânicas em janelas e objetos presentes no entorno. Uma solução simples, rápida, viável e ao mesmo tempo fantática para a área de acústisca, segurança do trabalho e meio ambiente.


Os registradores / limitadores são apresentados como soluções de engenharia para viabilizar a implementação e a aquisição com a utilização confiável no ambiente: suporte de estudos, medições e análises realizadas por especialistas com medidores de alta exatidão tipo 1 calibrado na RBC/INMETRO. Somado a verificação com calibrador acústico e calibração do sistema no local para caracterização da acústica do ambiente e acionamento da função ENOS, a emissão de relatório com respaldo metrológico, técnico e legal executado por empresa com registro no CREA, com capacitação e reconhecimento mútuo. É uma solução integrada de acústica, engenharia, saúde ocupacional e meio ambiente.


NOTA: a 3R Brasil Tecnologia Ambiental representante exclusivo dos limitadores junto com a Ambergo de Portugal definiu em SP a empresa TopUse como empresa parceira para a demonstração e divulgação das soluções de engenharia acústica da 3R Brasil em conjunto com os Limitadores Acústicos, com especial destaque a área de Teleatendimento e Condomínios. Os limitadores são equipamentos relativamente baratos contudo, devem ser comercializados como serviços de engenharia acústica e ambiental para o condicionamento, calibração no ambiente e estudo de impacto ocupacional e ambiental (nas versões mais baratas RS-60 e LRF-05, que dependendo dos acessórios podem eleva-los a valores maiores).  Contudo, estes sem os serviços de engenharia acústica de adequação e instalação, relatório de estudos de impacto ambientais internos (EMISSOR) e externos (RECEPTOR), a calibração adequada em paralelo com equipamentos calibrados na RBC/INMETRO, somados aos serviços de publicações, armazenamentos nas nuvens, principalmente, de acesso e configuração remoto, com a apresentação dos resultados de forma intuitiva; seriam de utilidade restrita.


Limitador acústico de alta definição e ambiência (LF010):


Limitador de nível de som, analisador e gravador de frequência por 1/3 de oitava para ambiência acústica como solução para qualidade sonora, medição, registro e controle das emissões sonoras em locais com aparelhagem sonora. Solução da CESVA que em conjunto com as técnicas de ambiência acústica da 3R Brasil Tecnologia Ambiental permitem integrar soluções de projetos acústicos e de mapeamento industrial com o NoiseAtWork 5.1.

Segue principais características: 

  • Som nítido, sem cortes nem distorções;
  • 1/3 de oitava de 50 Hz a 5 kHz, segundo a IEC 61260;
  • Saída de vídeo FullHD para dispositivos HDM;
  • Até 4 sensores classe;
  • Fácil de instalar com Webserver integrado;
  • Equalizador gráfico por 1/3 de oitava;
  • Adaptável a todo tipo de reprodutores;
  • Programação de horários com calendário;
  • ENOS com attack e release ajustável;
  •  Transmissão telemática via WIFI e ethernet.

Dados técnicos com mais detalhes (clique aqui).

Faça sua cotação com a do produto e de serviços especializados de medição, laudos ambientais, pareceres e controle de poluição sonora com a técnica da ambiência acústica com esses modernos equipamentos da CESVA.

Características principais (Solução 3R Brasil & Ambergo):

- Monitoramento e registro contínuo de níveis de pressão sonora (NPS);

- Controle através do nível de emissão (ocupacional) e recepção (ambiental);

- Registra as incidências ocorridas permitindo lavrar multas;

- Possibilita atendendo as regulações e suporte a liberação de novos polos de entretenimento com estabelecimento de níveis de emissões máximos;

- Apresenta os dados de medição em displays e na grande rede (internet);

- Ajustável a qualquer Norma ou Leis (Zoneamento ou horário ou evento);

- Controle de níveis de pressão sonora exagerados e níveis de pressão sonora sem critério;


- Não corta a música se não acionado a penalidade, contudo, regula para um nível programado por período. Com ENOS a reprodução musical nos bares e pubs é possível separando o ruído sonoro do sistema de som, diferenciando da voz e outras atividades ou tráfego urbano;

- Leitura dos dados nos centros integrado permitindo a programação, acesso aos dados e análise das incidências, com controle da poluição sonora (Solução Smart City através do LIMACO);

- CONTROLE DO RUIDO DE: Discotecas, Parques temáticos, Ginásios, Polidesportivos, Eventos Musicais, Igrejas, Salão de Festas, Apartamentos Alugados, dentre outros;

- OUTRAS APLICAÇÕES: Controle do ruído de atividades de lazer, controle do ruído da comunidade, controle de ruído de grande eventos, premissa para licenciamento ou permissão da utilização de aparelhos sonoros em recintos fechados ou abertos ou ao ar livre. 

3R News - Controle da Poluição Sonora de atividades ou eventos:

Destacamos as soluções de controle e monitoramento da 3R Brasil integrado a limitadores acústicos CESVA, equipamentos de alta exatidão calibrados na RBC/INMETRO e equipe altamente especializada com parceiros internacionais.


Soluções de projetos acústicos garantem um desempenho fixo de atenuação de portas, paredes e janelas, contudo, quando realizado uma vistoria ou avaliação do incômodo na vizinhança o relatório ou laudo teoricamente só servirá para aquela situação encontrada, visto que com novas aparelhagens no ambiente devido as diferentes bandas e tipo musical, as frequencias e potências sonoras variam aleatoriamente a partir do volume controlado pela mesa e/ou direto na caixa de som não garantindo, portanto, a manutenção das condições anteriores e, consequentemente, o nível de pressão sonora externo que pode incomodar a vizinhança ficando acima dos limites admissíveis para o zoneamento da área. A 3R Brasil junto com a Ambergo e a Cesva tem a solução definitiva para esta questão.


Destacamos que estamos desenvolvendo em parceria com a Ambergo de Portugal soluções com participação nacional da 3RBRasil integrando os medidores SC 102 na área de vistoria veicular e como rede de vigilância de limitadores acústicos por monitoramento e supervisão contínua dos níveis de pressão sonora do ambiente sobre controle.